top of page

Curiosidade: Por que casos de rinite são comuns no outono?

By Ricarda Caiafa


Inflamação aguda ou crônica, infecciosa, alérgica ou irritativa da mucosa nasal. Estes são alguns dos sintomas da Rinite, doença muito comum nesta época do ano. Os casos agudos são, em sua maioria, causados por vírus, ao passo que os casos crônicos ou recorrentes são geralmente determinados pela rinite alérgica, induzida pela exposição a alérgenos, substâncias que induzem reação alérgica com resposta inflamatória, entre eles os ácaros da poeira domiciliar, barata, os fungos, epitélio, urina e saliva de animais (cão e gato).


Os principais irritantes são a fumaça do cigarro e compostos voláteis utilizados em produtos de limpeza e construção, desencadeando os sintomas por mecanismos não imunológicos. No outono, quando as temperaturas começam a cair, a Rinite e outros tipos de alergias sempre se intensificam. Mas, como evitar essa inflamação e como é o tratamento? Confira as dicas do #BlogDaSaúdeMG e se cuide:


O que é importante saber sobre a rinite?

Dentre os sintomas mais comuns estão corrimento nasal, obstrução ou prurido nasal e espirros sequenciais. Muitas vezes acompanham sintomas oculares como coceira, vermelhidão e lacrimejamento. Esses sintomas podem melhorar espontaneamente e nos casos crônicos, podem ocorrer perda do paladar e do olfato. É muito importante procurar um profissional de saúde que irá pesquisar as causas de alergia e recomendar o tratamento mais adequado para controlar a doença, promover a prevenção e o alívio dos sintomas de forma segura e eficaz. Por isso, vamos combinar: Nada de automedicação hein!?


24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page